Questao para debate

25 08 2012

Boa noite, pessoal…

Já recebi muitas opiniões bem interessantes e continuo contando com a opinião de vocês:

Deixamos os planos de aula que vocês estão produzindo apenas no blog? No blog e no livro? Ou apenas no livro?

Esta é uma discussão que envolve a questão sobre direitos de autor e Universidade. Logo abaixo há algumas tirinhas com os respectivos links de onde foram extraídas, creio que poderão ajudar vocês na reflexão do problema que é real e latente.

Bjs

Anúncios

Ações

Information

32 responses

26 08 2012
Maria de Fatima Ginicolo

Pelo que eu pude entender o blog foi, de início, uma forma de compartilhar a produção dos planos e, de acordo com o meu entendimento, ele (o blog) o fará com maiores possibilidades do que o livro. Posso estar deixando de considerar futuras implicações, por puro desconhecimento. Penso também que o livro oferecerá ao leitor um nova produção ( a seleção e organização dos planos) e se ele também for virtual talvez possa substituir o blog. Porém acho interessante manter o blog pois a organização que se fará dos planos para a edição do livro é apenas uma das organizações possíveis. Por não saber se a professora pretende continuar com este tipo de projeto, não consigo ter uma visão mais clara. Se for só para organizar o que está no blog com a produção deste semestre e encerrar o projeto, talvez só o livro dê conta do objetivo de manter o registro.

26 08 2012
alfabetizarvirtual

Oi Fatima
Obrigada por suas consideracoes.
Nao, a ideia nao é encerrar o trabalho.
Vamos ver o que os demais falam para tomarmos uma posicao coletiva.
Bjs e bom domingo!
Nilce

26 08 2012
Julia Bertho Dias

Eu achei a ideia de organizar os planos nos livros muito boa, assim esses planos de aulas, além de ficarem mais organizados, poderiam ter um “acesso” a um público bem maior. Mas gosto muito da ideia do blog e de sua fácil acessibilidade para os alunos das disciplinas, que além dos planos também encontram facilmente o material das aulas e discussões interessantes. Vejo pontos positivos nos dois meios e, portanto, acredito que seria melhor que os planos ficassem tanto no livro quanto no blog.

26 08 2012
alfabetizarvirtual

Oi Julia
Interessante…. Você aponta uma boa tendência.
Bjs

5 10 2012
Daiane Dias

Olá,Prô!!

Na minha singela opinião, acho que os dois são necessários, tanto no blog, quanto no livro; a Internet com o seu alcance ilimitado, e o livro que pode ser transportado, o que o torna muito útil, principalmente em lugares com dificuldades para o acesso digital. Quanto as tirinhas acima, eu acho muito semelhante ao que se fazia na idade média, onde pouquissímos (a igreja) tinham acesso a cultura transmitida pelos gregos, e depois ,ao longo da História onde sempre foi manipulado o direito das massas de se instruir; parece que estamos vivenciando um pouco disso: restrições, perseguições, o direito à cultura outra vez manipulado, mudaram os tempos, porém não as intenções, sejam elas políticas, sociais ou econômicas…Tudo que empodera o povo se torna perigoso! Vamos compartilhar, porque agora temos a ferramenta ideal, que foi criada com algumas intenções e está sendo usada para outros fins (infelizmente não tão positivos, ás vezes), no que concerne ao conhecimento.

6 10 2012
alfabetizarvirtual

Oi Daiane
Concordo com vc! Tanto conhecimento e muitas vezes utilizados para a dstruicao do outro.
Bjs

26 08 2012
Ingrid Dehn Araujo

Olá! Acredito também que devem ficar no blog e no livro. O blog é uma forma de colocar nosso trabalho sobre a cultura digital no mundo digital, e facilitar o acesso à planos de aula desse conteúdo para os professores do mundo todo. E colocar no livro é uma forma de sistematizar o trabalho, elaborar o nosso conhecimento, e unir as duas culturas, do papel e digital!

26 08 2012
alfabetizarvirtual

Oiii
Gostei desta sua perspectiva…
Virtual no virtual….
Bjs

26 08 2012
Iacy Batista Garcia

Acho que os planos poderiam estar no blog e no livro. Há quem goste mais de livros para pesquisar; há, também, quem encontra dificuldades com o “mundo virtual” e precisa se aprimorar um pouco mais neste quesito. O livro poderia atender estes dois públicos. Para aqueles e aquelas que já dominam as ferrramentas virtuais, o blog seria uma excelente referência bibliográfica.

27 08 2012
alfabetizarvirtual

Oi Iacy
Até agora temos consenso….
Vamos ver o que os demais falam nesta semana ainda.
Bjs

26 08 2012
Fábio Serra

A utilização dos dois meios de divulgação de trabalho se completam. Acredito que o nosso trabalho dever ser socializado, logo, quando mais meios de comunicação, maior seu alcance, não só a quem tem acesso ao mundo virtual, mas também a quem não tem.

27 08 2012
alfabetizarvirtual

Certo, Fábio… se completam…. gostei.
Bjs

27 08 2012
alfabetizarvirtual

Certo, Fábio!!!
Quem é o bebê na foto?

27 08 2012
Luana Ferrari

Bom dia!
Acredito que seja melhor se deixar o material disponível online e no livro, assim fica acessível pra tod@s!
Abraços, Luana Ferrari.

27 08 2012
alfabetizarvirtual

Obrigada, Luana pela sua resposta.
VAmos ver os demais.
Bjs

27 08 2012
alfabetizarvirtual

Obrigada!
bjs

27 08 2012
Homero Pedro

Considero que quanto mais informação melhor, coloque no blog e no livro.

Att,

Homero Pedro

27 08 2012
alfabetizarvirtual

Anotado, Homero.
bjs

28 08 2012
rosangelacardoso

Bem, acho que o melhor é abranger os dois meios de comunicação deste modo um leque maior de pessoas pode ter acesso aos planos de aula que elaborarmos, seremos totalmente democráticos .
.
Rosangela

28 08 2012
alfabetizarvirtual

OK, Rosângela. Obrigada por sua opiniao!
Bjs

29 08 2012
Cecilia Palazetti

Eu concordo com os colegas! A disponibilidade tanto no blog quanto no livro multiplica o acesso ao material. Alem de que, acredito que os alunos envolvidos no projeto do livro terao uma otima experiencia de aprendizado.

29 08 2012
Dayane Poli

Acredito que a acessibilidade do material no blog é de suma importância para a sua propagação, porém também valorizo a sistematização do mesmo no livro, dessa forma poderá alcançar a todos, incluindo aqueles que ainda têm dificuldade em acessar o mundo virtual, tanto por falta de recursos quanto por falta de conhecimento.

30 08 2012
alfabetizarvirtual

Exato, Dayane. De pleno acordo.
Bs

29 08 2012
@Gaby_luisa

Acredito que a ideia do livro seja interessante, mas creio que os planos também devam ser mantidos no Blog, já que este é um meio de fácil acesso ao material.

Abraço, Gabriela.

30 08 2012
alfabetizarvirtual

OBRIGADA pela sua resposta!
Anotada.
Bjs

31 08 2012
alfabetizarvirtual

OKKKKKKKKK… pleno acordo!
Bjs e obrigada.
Nilce

2 09 2012
Fernanda Nistal Benedeti

Acho que ter um livro é uma ótima ideia! Teríamos este material de forma mais organizada.

3 09 2012
alfabetizarvirtual

Ola
Entao, Fernanda, tentaremos fazer o livro e o blog….
Ficara bom.
Obrigada^,
Bjs

9 09 2012
Fernando Oliveira da Silva

Observando a resposta dos colegas acredito que já está havendo consenso, afinal, um (o livro) não é impeditivo do outro (blog), e podem alcançar públicos distintos.

11 09 2012
alfabetizarvirtual

É isto ai, Fernando!
Bjs
Nilce

15 09 2012
Leilanny

No que diz respeito à publicação dos planos de aula, penso que as duas formas (livro e blog) seja pertinentes e viáveis, pois facilita e amplia o campo de pesquisa daqueles que estão interessados no assunto.

17 09 2012
alfabetizarvirtual

Exato…. falou tudo!
Bjs
Nilce

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: